INDICAÇÃO nº 97 de 13 de Junho de 2025

Identificação Básica

Matéria Legislativa

INDICAÇÃO

97

2025

13 de Junho de 2025

Indica ao Chefe do Poder Executivo Municipal que, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, sejam adotadas as providências necessárias para estender o horário de funcionamento da farmácia básica municipal instalada no Centro de Saúde, que estude a viabilidade da disponibilização de atendimento médico em regime de 24 horas no Centro de Saúde Municipal e que realize campanha institucional de conscientização da população sobre a importância da devolução, à farmácia do município, de medicamentos não utilizados e ainda dentro do prazo de validade.

a A

Excelentíssimo Senhor

ROGÉRIO GALLINA

Prefeito Municipal de Saudade do Iguaçu – PR

 

O Vereador Valdir Bageston de Ramos, no uso de suas atribuições legais e regimentais, submete à apreciação do Plenário a presente Indicação:

 

Indica ao Chefe do Poder Executivo Municipal que, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, sejam adotadas as providências necessárias para:

  1. Estender o horário de funcionamento da farmácia básica municipal instalada no Centro de Saúde até as 22h (vinte e duas horas), inclusive aos finais de semana, sempre que o Centro de Saúde estiver em regime de plantão;
  2. Estudar a viabilidade da disponibilização de atendimento médico em regime de 24 horas no Centro de Saúde Municipal;
  3. Realizar campanha institucional de conscientização da população sobre a importância da devolução, à farmácia do município, de medicamentos não utilizados e ainda dentro do prazo de validade.

 

SENHOR PREFEITO,

A presente indicação visa fortalecer o sistema municipal de saúde pública por meio da ampliação do acesso da população aos serviços essenciais, sobretudo no que tange à assistência farmacêutica e atendimento médico de urgência.

A farmácia básica localizada no Centro de Saúde desempenha papel fundamental na garantia do direito à saúde e no acesso gratuito a medicamentos essenciais, conforme as diretrizes do SUS – Sistema Único de Saúde. Atualmente, o horário de funcionamento restringido compromete o atendimento a pacientes que dependem de suporte fora do horário comercial, especialmente em situações de emergência durante a noite ou aos fins de semana. A ampliação do horário até as 22 horas, acompanhando o regime de plantão do próprio Centro, representa uma medida de caráter humanitário e preventivo, ampliando a cobertura e reduzindo a automedicação e os atendimentos hospitalares desnecessários.

Além disso, recomenda-se que o Executivo estude a viabilidade da implantação de atendimento médico 24 horas no Centro de Saúde, ampliando a resolutividade da unidade, desafogando outros serviços de urgência e garantindo maior eficiência ao sistema local de saúde, principalmente para a população residente nas áreas mais distantes da sede municipal.

Por fim, a criação de uma campanha de conscientização sobre a devolução de medicamentos não utilizados poderá contribuir para o uso racional de medicamentos, evitar desperdícios de recursos públicos e prevenir riscos sanitários decorrentes do descarte inadequado.

Diante da relevância dos pontos elencados e de seu impacto positivo na saúde pública local, solicita-se especial atenção do Poder Executivo à presente proposição.

 

Sala das Sessões da Câmara Municipal de Saudade do Iguaçu, Estado do Paraná, Plenário “Vereador Ângelo Zanesco”, em 13 de junho de 2025.

 

Valdir Bageston de Ramos
Vereador – PP