PROJETO DE LEI nº 38 de 13 de Outubro de 2025

Identificação Básica

Matéria Legislativa

PROJETO DE LEI

38

2025

13 de Outubro de 2025

Autoriza a abertura de Crédito Adicional Suplementar no Orçamento Geral do Município de Saudade do Iguaçu, Estado do Paraná para o exercício financeiro de 2025, no valor de R$ 252.000,00 (duzentos e cinquenta e dois mil reais).

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Autoriza a abertura de Crédito Adicional Suplementar no Orçamento Geral do Município do ano de 2025

    ROGERIO GALLINA, Prefeito Municipal de Saudade do Iguaçu, Estado do Paraná, faz saber a todos os habitantes do Município, que a Câmara Municipal aprovou e ele sanciona a seguinte: LEI

      Art. 1º. 

      Fica o Chefe do Poder Executivo Municipal autorizado a abrir no Orçamento Geral do Município de Saudade do Iguaçu, para o exercício de 2025, um Crédito Adicional Suplementar no valor de R$ 252.000,00 (duzentos e cinquenta e dois mil reais), nas dotações que seguem:

      CREDITO ADICIONAL SUPLEMENTAR:
      Órgão: 04.00 - Secretaria Municipal de Administração e Finanças
      Unidade: 04.01 - Secretaria Municipal de Admiistração e Finanças
      Função: 28 – Encargos Especiais
      Sub-função: 843 – Serviços da Dívida Interna
      Programa: 00 – Operações Especiais
      Ação: 0.001 – Amortização e Encargos da Dívida Contratual
      Fonte: 000 – Recursos Ordinários (Livres)
      Despesa: 329021 – Juros Sobre a Dívida Por Contrato
      Valor em R$: 79.000,00


      Órgão: 05.00 - Secretaria Municipal de Educação
      Unidade: 05.01 – Secretaria Municipal de Educação
      Função: 12 – Educação
      Sub-função: 361 – Ensino Fundamental
      Programa: 08 – Compromisso com a Educação
      Ação: 2.026 – Manutenção do Ensino Fundamental
      Fonte: 103 – 5% Sobre Transferências Constitucionais – Fundeb
      Despesa: 319004 – Vencimentos e Vantagens Fixas – Pessoal Civil
      Valor em R$: 20.000,00

      Órgão: 06.00 - Secretaria Municipal de Saúde
      Unidade: 06.02 – Fundo Municipal de Saúde
      Função: 10 – Saúde
      Sub-função: 122 – Administração Geral
      Programa: 11 – Saudade com Saúde
      Ação: 2.008 – Gestão e Controle Social do FMS
      Fonte: 303 – Saúde – Receitas Vinculadas (EC 29/00 – 15%)
      Despesa: 319011 – Vencimentos e Vantagens Fixas – Pessoal Civil
      Valor em R$: 13.000,00


      Órgão: 07.00 - Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente
      Unidade: 07.01 – Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente
      Função: 20 – Agricultura
      Sub-função: 608 – Promoção da Produção Agropecuária
      Programa: 15 – Campo Novo
      Ação: 2.014 – Apoio a Produção Agropecuária
      Fonte: 504 – Outros Royalties e Compensações Financeiras
      Despesa: 339030 – Material de Consumo
      Valor em R$: 40.000,00


      Órgão: 08.00 - Secretaria Municipal de Obras, Viação e Urbanismo
      Unidade: 08.01 - Secretaria Municipal de Obras, Viação e Urbanismo
      Função: 26 – Transporte
      Sub-função: 782 – Transporte Rodoviário
      Programa: 20 – Estrada Renovada
      Ação: 2.021 – Manutenção e Conservação de Estradas e Vias
      Fonte: 504 – Outros Royalties e Compensações Financeiras
      Despesa: 339030 – Material de Consumo
      Valor em R$: 100.000,00
      TOTAL DO CRÉDITO ADICIONAL SUPLEMENTAR R$ 252.000,00.

        Art. 2º. 

        Como recursos para a abertura dos créditos previstos no artigo anterior, o Executivo Municipal utilizar-se-á do excesso de arrecadação de receitas e da anulação de dotações orçamentárias, conforme definido no art. 43, § 1º, II e III, da Lei Federal nº. 4.320 de 17 de março de 1964, e a seguir especificado:

        EXCESSO DE ARRECADAÇÃO:
        Natureza da Receita: 1.7.1.2.50.0.1.00.00
        Descrição: Cota Parte da Compensação Financeira de Recursos Hídricos - Principal
        Fonte de Recurso: 504 – Outros Royalties e Compensações Financeiras
        Valor Excesso de Arrecadação R$: 100.000,00
        TOTAL DO EXCESSO DE ARRECADAÇÃO R$ 100.000,00.


        ANULAÇÃO DE DOTAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS:
        Órgão: 04.00 - Secretaria Municipal de Administração e Finanças
        Unidade: 04.01 - Secretaria Municipal de Admiistração e Finanças
        Função: 28 – Encargos Especiais
        Sub-função: 843 – Serviços da Dívida Interna
        Programa: 00 – Operações Especiais
        Ação: 0.001 – Amortização e Encargos da Dívida Contratual
        Fonte: 000 – Recursos Ordinários (Livres)
        Despesa: 329022 – Outros Encargos Sobre a Dívida Por Contrato
        Valor em R$: 79.000,00


        Órgão: 05.00 - Secretaria Municipal de Educação
        Unidade: 05.01 – Secretaria Municipal de Educação
        Função: 12 – Educação
        Sub-função: 361 – Ensino Fundamental
        Programa: 08 – Compromisso com a Educação
        Ação: 2.026 – Manutenção do Ensino Fundamental
        Fonte: 103 – 5% Sobre Transferências Constitucionais – Fundeb
        Despesa: 315043 – Subvenções Sociais
        Valor em R$: 20.000,00


        Órgão: 06.00 - Secretaria Municipal de Saúde
        Unidade: 06.02 – Fundo Municipal de Saúde
        Função: 10 – Saúde
        Sub-função: 122 – Administração Geral
        Programa: 11 – Saudade com Saúde
        Ação: 2.008 – Gestão e Controle Social do FMS
        Fonte: 303 – Saúde – Receitas Vinculadas (EC 29/00 – 15%)
        Despesa: 319013 – Contribuições Patronais
        Valor em R$: 13.000,00


        Órgão: 07.00 - Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente
        Unidade: 07.01 – Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente
        Função: 20 – Agricultura
        Sub-função: 608 – Promoção da Produção Agropecuária
        Programa: 15 – Campo Novo
        Ação: 2.014 – Apoio a Produção Agropecuária
        Fonte: 504 – Outros Royalties e Compensações Financeiras
        Despesa: 339032 – Material, Bem ou Serviço Para Distribuição Gratuíta
        Valor em R$: 40.000,00
        TOTAL DE ANULAÇÕES R$ 152.000,00.

          Art. 3º. 

          Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.

            Saudade do Iguaçu, Estado do Paraná, 10 de outubro de 2025.

            ROGERIO GALLINA
            Prefeito Municipal

            Apreciação:

            1ª Em ______/______/_________
            2º Em______/______/_________